Quando ouvimos a palavra design, logo a relacionamos com ambientes elegantes, demonstrando o cuidado que o desenhista em dar, uma forma inovadora, criativa em que a peça fosse diferente de todas já apresentadas no comércio. O design sofre a influencia da época cultural e ambiente que será utilizado os objetos criados.
Um texto a ser utilizados em um curso EAD deve ser elaborado com criatividade utilizando estratégias que os torne agradáveis de ler. Devemos utilizar todos os recursos disponíveis de mídias fazendo com que o aluno amplie sua capacidade cognitiva transformando sua maneira de pensar e fazendo com que ele reflita sobre sua atuação no mundo que vive.
Ao utilizarmos as tecnologias da informação e comunicação (TIC), fazemos com que o aluno interaja com o texto envolvendo-o, levando-o a reflexão e a construção do conhecimento, que tem influencia do meio social a partir do relacionamento que o aluno tem com o texto e o envolvimento que este possa ter com o conteúdo exposto.
Mesmo diante de um texto envolvente, com design inovador, criativo, o aluno tem que querer aprender, não ter medo de errar. O aluno a partir do erro irá levantar hipóteses criando mecanismos, transpor obstáculos, que facilitem sua aprendizagem.
A escola que poda o aluno em sua criatividade está fazendo com que o aluno cultive o medo de errar, esta desestimulando a ser criativo, em conseqüência dificultando a sua aprendizagem. O trabalho deve ser interdisciplinar sem valorizar uma disciplina em detrimento a outra, levar o aluno a se conscientizar que todas as disciplinas são igualmente importantes.
O aluno precisa ser inovador, para que isso ocorra e necessário ter um ambiente prazeroso facilitador da aprendizagem, onde ele possa refletir pensar, verificar e finalmente criar.
O Design didático, deve ser inovador, que envolva, seja coerente com o conteúdo dado, tenha desdobramento com recursos multimídias sem exceder de informação e sem poluição visual. O material deve ser analisado para depois fazer possíveis adequações e atender o público alvo e os objetivos pré estabelecidos, além de estimular a cognição e a emoção do aluno e deste envolvimento fazer emergir a criatividade , a auto estima, perca do medo de errar e a aprendizagem. Neste contexto o tutor tem o papel de incentivá-lo a interagir com o texto e com o grupo incentivando-o a prosseguir os estudos e compreender o conteúdo dado.
Referências:
COSTA,Rosa Maria E.M. da;MARINS,Vânia.Design Didático: Aula 1.Material da disciplina: Ambientes Virtuais e Midias de comunicação-2.2011, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD,2010, UFF,Rio de Janeiro. Ministério da Educação-MEC, Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Rio de Janeiro: 2010.
Fórum da disciplina Ambientes Virtuais e Midias de Comunicação-2.2011_ semana 1
Videos de Ken Robinson
http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w
Forum
FFFFVirtuais_e_Mídias_de_Comunicacao_2.2011